Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Decorando a sala

Depois da cozinha, a sala é o local da casa que mais usamos e o que mais gostamos de ficar. Além de ser o lugar onde recebemos as visitas. Uma sala limpa, organizada e com tudo em harmonia é uma delícia de estar.

Há quem prefira ambientes clean, com cores claras e poucas informações no local. Não deixa de ser agradável também, principalmente em regiões com climas muito quentes.

Aqui no sudeste dá para arriscar mais em cores e itens de decoração.

O que é legal para compor uma sala aconchegante?

Por muito tempo achei que meu espaço era pequeno demais para "enfeitar". Mas, conversa vai, conversa vem, me rendi. Não há espaço tão pequeno que não seja possível decorar. Quadro, cortina, espelho, mesinha de centro, uma planta no canto, porta-retratos, cachepô, bomboniere, livros, vaso de flores, tapete, almofadas, mantas de sofá, abajur, castiçais, tudo é decoração. 

O nosso erro é ver salas de páginas de revistas e desanimar porque a nossa realidade é bem diferente. Claro que não vamos ter salas de show-room de decoração mas podemos, dentro das nossas possibilidades, decorar com base nessas imagens. 

Andei pesquisando sobre decoração de salas pequenas e conto aqui o que aprendi.

Quadros. Ao escolher pendurar uma moldura na parede a recomendação é que seja fixado com 1,60 m de altura no centro do quadro. Se houver algum móvel abaixo, deverá ser pendurado com 30 cm acima dessa peça. Mais de um quadro na mesma parede? Esses devem estar lado a lado ou no sentido vertical. Na diagonal só se for em escadas.

Mesa de centro. Devemos medir a distância entre o sofá e a mesa de centro. Essa medida tem que ser de 60 cm para estar confortável para quem está sentado depositar um copo, por exemplo.

Tapete. Escolher um tamanho que dê para entrar 20 cm para debaixo dos pés do sofá. Mas há muitas imagens de tapetes pequenos, só no centro da sala, com a mesa de centro em cima.

Cortina. Se for pequena deve passar 10 cm nas laterais da janela e pelo menos 15 cm acima.

Espelho. Ter o cuidado de verificar antes se a imagem que será refletida é agradável.

Almofadas. Se seu sofá é estampado opte pelas almofadas lisas e vice-versa. 





Vamos lá, tenho certeza que você tem ai um vaso com uma folhagem, arrisque colocá-lo num canto de sua sala. Os lírios aguentam bem dentro de casa. 

Ah, não tem tapete, eles dão muito trabalho para lavar ou são muito caros e no momento é inviável? Vá nessas lojas populares do tipo Textil Abril e procure lá. Outro dia encontrei um tapete a preço de banana. Claro que é bem simples, mas leve e do tipo lavou/secou. Não me dá um pingo de trabalho.

Pegue uns dos seus livros e coloque-os empilhados na sua estante e na sua mesa de centro com uma peça em cima. Dá um charme e um ar de intelectualidade ao ambiente.

Na estante ou rack opte por peças de médio a grande porte. Chega de decorar a sala com lembrancinhas de festas ou miniaturas. Se houver valor sentimental preserve poucas peças.

Quadros? Se bobear até você pode pintar um. Faça uma pintura abstrata e pronto. Não sei se vale a pena o custo com a tela, as tintas e o pincel. Um quadro bem simples, desses de lojas de variedades, deve custar em torno de 60 a 80 reais. Já vi também, na internet, telinhas revestidas com tecidos que ficam bem bonitas.

Todas as imagens acima são do Google.

 Veja como dá pra reproduzir uma decoração. Consegue ver alguma semelhança nas imagens a seguir?

              

A foto da esquerda é do Google.

Criatividade é tudo! Vamos colocar em prática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.