Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Quando a visita é você

Chegou a sua vez de ser a visita. 
Pois é! Faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a você. Lembre sempre disso!

Visitas breves
Depende muito do grau de intimidade, mas é sempre bom dar um telefonema antes. Pense que todos nós sempre temos algo para organizar quando sabemos que irá chegar alguém. Demore um pouquinho a mais do horário que combinou. A dona da casa agradece.

Não se demore muito. Hoje em dia as pessoas são muito ocupadas. Quase todas as mulheres trabalham fora e fazem mil e uma coisas ao mesmo tempo. Mas caso lhe ofereçam algo para comer, se prontifique em lavar as louças.

Ao se despedir, não se esqueça de convidar para retribuírem a sua visita. Diga para irem te visitar também qualquer dias desses. Se possível já deixem o dia marcado. Melhor para você.

Hospedagem
Essa sim é obrigatório avisar. Não dá para chegar de "mala e cuia" na casa da pessoa sem ter avisado antes. 

Compre um presente para a dona da casa onde irá ficar e algumas lembrancinhas para as outras pessoas da família dela. Isso demonstra a sua gratidão e reconhecimento pelos préstimos. 

Se há possibilidades, leve o máximo que puder para se hospedar e amenizar o trabalho para quem recebe. 

Procure não interferir na rotina de horários da família. Adapte-se você. 

Ofereça-se para ajudar no que for possível. Mantenha o seu "dormitório" sempre em ordem, a cama arrumada e as malas organizadas. Leve saquinhos para ir colocando sua roupa suja para serem lavadas quando chegar em casa. Não deixe a toalha molhada jogada e nem pendurada no banheiro. Estenda-a na cabeceira da cama. 

Quando der uma saída, aproveite e compre algo para ajudar nas despesas com comidas. Passe no açougue, na padaria ou supermercado e leve algumas coisas. 

Na despedida, vistorie todo o local onde pernoitou, veja se não esqueceu nada e se deixou tudo organizado. Agradeça pela estadia, diga que foram dias agradabilíssimos que passaram juntos e peça desculpas pelo incômodo. Ah, não esqueça de convidá-los para irem também se hospedar em sua casa. Afinal, você precisa retribuir a hospitalidade.

Festa.
Foi convidada para uma festa de aniversário? Procure agradar no presente. Contudo, leve um cartãozinho da loja para eventual troca.

Nunca chegue em cima do horário marcado. É elegante demorar um pouco mais. Cuide para não ser o primeiro a chegar e nem o último a ir embora. 

Não queira a atenção da dona da casa só para você, ela terá que se dividir. Converse com os outros convidados, estabeleça amizades. 

Não fale alto, nem dê gargalhadas exageradas. Todos irão reparar você. 

Se levar crianças, vigie-as mas não se esqueça da sabedoria: "elogie em público e corrija em segredo". Não chame atenção das crianças no meio de todos. A educação é dada em casa.

Não leve pessoas que não foram convidadas com você. A menos que tenha combinado antes com a dona da festa. É, pode acontecer de você ter hóspedes em casa, por exemplo. Então já diga que não poderá ir por esse motivo. Com certeza a pessoa autorizará que leve seus hóspedes porque quer você na festa dela. 

Não peça "pratinho" para levar. Caso a intimidade seja grande e é comum entre vocês essa prática, tudo bem. Mas se trouxer para casa uma vasilha não deixe de devolver na primeira oportunidade.

Entenda que, geralmente, os parabéns são os momentos finais da festa. Os anfitriões já estão super cansados. Despeça-se, agradeça e nunca se esqueça do elogio. Diga que tudo estava ótimo e que ela está de parabéns pela recepção. 

Visite bem!


-------------- § --------------

Uma observação importante em todos os casos, sendo anfitriã ou visita, é vestir-se adequadamente. Para os homens, dormir de pijama e não ficar sem camisa. Para as mulheres, não usar roupas curtas e nem extravagantes. Nas duas situações, hóspede ou anfitriã(o) não sair do quarto de roupão, vista uma roupa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.