Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Despreocupe-se

Inevitável, que as preocupações do cotidiano tomem conta de nossa cabeça. A chamada cabeça quente. Assim, também, inesperadamente, os maus pensamentos se apossam de nossa mente.  E, para isso, dizem "mente vazia, oficina do diabo".

Não podemos nos deixar dominar. Precisamos descobrir uma forma de contornar isso. Somos seres inteligentes e podemos sair dessa. Muitas pessoas sucumbem numa depressão por se deixarem levar, sem lutar, contra as más tendências da mente.

As preocupações por si só não resolvem os problemas, apenas nos maltratam. Pensar em coisas ruins faz mal pra gente, nos deixa doentes. Temos que combater essas más inclinações. Como?

Outro dia li algo assim: "não se preocupe, ocupe-se". E é isso mesmo! Devemos nos ocupar, produzir algo, ajudar alguém, nos sentir úteis. Quando vemos, que tanta gente passa por problemas mais sérios e complicados, nos sentimos envergonhadas (os) em sofrer por tão menos.

A nossa mente é capaz de criar coisas admiráveis e devemos cooperar para que sejam boas. Criatividade é uma capacidade incrível, que o ser humano possui, para solucionar quase tudo. O que você mais gosta de fazer? O que você sente que faz tão bem? Dedique-se a isso. Ocupe-se.

É o que tenho feito, sabe? E posso dizer que dá certo! Faço o que gosto, me ocupo com coisas boas. Pode até ser que aos olhos de muita gente seja algo irrelevante, fútil, sem sentido... Mas, se tem me feito bem e com isso não tenho prejudicado ninguém eu continuo assim.

Quando sinto que vou querer me preocupar, me entristecer ou estou na TPM dou logo um jeito de me envolver mais, e mais, com o que me traz satisfação. É a saída, a válvula de escape que encontrei e que me está acessível. Pode até ser uma desorganização química do nosso cérebro, alteração hormonal ou coisa parecida. Mas se sentimos prazer realizando algo, naturalmente produzimos serotonina que o é um neurotransmissor cerebral responsável pelo bem estar e bom humor.

Pense nisso, descubra quais são as suas habilidades, qual é o seu talento e coloque em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.