Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Mãe de rapaz

Para não cobrar ciúmes, o "Mãe de menino" também vira "Mãe de rapaz", já que meu filho também cresceu aos olhos do mundo, mas para sempre será o meu menino. Como é ser mãe de rapaz?

É ver seu filho cada vez mais se parecer com o papai. Não diferente da moça com a mãe, o rapaz também se torna sócio do pai. Não é exagero, mas uma marquinha na roupa se faz necessário porque muitas vezes não sabemos o que é do pai e o que é do filho. Roupa, perfume, gravata, nada é mais só do pai.

Ser mãe de rapaz é ficar apreensiva com as responsabilidades que chegam. O alistamento militar; o primeiro emprego; a carteira de habilitação; a primeira namorada; os estudos... E nossas orações também são incessantes pelo nosso filho.

As mudanças de voz, fina, roca, até que se estabeleça. A fase do estiro em que crescem demais e ficam magros. A vontade de ter logo barba e bigode; poder passar a lâmina no rosto e nunca mais se ver livre disso. Não sabe se deixa o cabelo cobrir a nuca ou se copia o visual moderno dos artistas. As fotos sem camisa... Enfim, o rapaz quer se encontrar, se definir no tempo. E nós achamos tudo lindo!

Suas escolhas, suas amizades, seu estilo, suas preferências, tudo isso nos preocupa e nos torna atentas. Ensinamos as boas maneiras, mas sabemos que a natureza do homem é ser mais prático em tudo. Aprendemos a não exigir demais carinho, presença e nem companhia.

Mãe de rapaz é ser pra ele aquela que medica, aconselha, escuta, entende, cuida e ama, ama muito! O filho rapaz tem uma ligação intensa com a mãe. Pode não parecer, mas mesmo não estando tão juntos são extremamente unidos. E agora são eles que nos levam. Desde que aprendem a dirigir e se habilitam nos tornamos suas passageiras nas andanças da vida.

Tão bonito ver que ele será para sempre o defensor de sua irmã. Que amor tão puro! Cheio de encrencas, mas o mais terno dos amores. Eles mesmos se definem: "seu chato, eu te amo!". A crise de ciúmes do primeiro namorado da irmã é uma das mais caprichosas. Ver outro rapaz frequentando a sua casa é intolerante. rs Mas isso rende outra produção: "Amor de irmãos".

Ter um rapaz é se preparar para ter uma outra filha, aquela por quem ele irá se apaixonar. Penso que  a grande ansiedade do nosso filho é se sua mãe irá receber bem sua  namorada. E ser mãe de rapaz é ter orado, desde muito pequeno, para que essa pessoa por quem ele iria se interessar, um dia, estivesse dentro dos planos de Deus para a vida dele. Então tudo é tranquilidade, pode receber de braços abertos sua mais nova filha.

Nosso rapaz aprende ser família quando vivencia em casa um clima de paz e harmonia. Tenho certeza que quererá reproduzir o que vivenciou. A tendência é que se espelhe também em seu pai. E, a nós mães, cabe orientar para que seja um bom marido e pai de família. A fé que aprendeu também tende a seguir com ele.

Agora, ser mãe de homem maduro, já é história para um outro texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.