Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Bolo de aniversário

Fev/2015
 Ainda me lembro da minha primeira batedeira de bolo. Era uma portátil e bem simplesinha. Tinha até um suporte para fixar na parede de tão pequena. Foi com ela que comecei a minha aventura como "boleira", logo nos primeiros anos de casada.  Não, não sou boleira profissional. Pode ser uma ótima ideia.

Em 28 anos de casamento, posso contar as vezes que compramos bolos de aniversário prontos. Em casa temos 4 aniversários por ano e o de casamento. Poucas vezes fiquei sem fazer bolo nessas datas.

Dez/2013
Não sou muito de seguir receitas. Faço tudo no olhômetro, como se diz. Tenho muita vontade de saber confeitar. Essa é a parte que sempre me atrapalho. Ah, um chantily e um bico de confeitar até que consigo fazer alguma coisa. Para dar acabamento, abuso do coco ralado, do chocolate picadinho e das frutas.

Prefiro bater a massa do ponto zero do que comprar as misturas para bolo. As minhas ficam mais fofas e saborosas. Mas, de vez em quando abro uma exceção. Rego o bolo pronto sempre com a misturinha: leite de coco + leite + leite condensado. Mas dá para molhar também com caldas de frutas e guaraná.

Para os recheios costumo inventar... Adoro com coco ralado, leite condensado, abacaxi, pêssegos, ameixas, brigadeiro e doce de leite. Hum!! Fica bom também com goiabada ou geleia de morango.

Dez/2014
Gosto de ver bolos prontos aqui na internet. Fico com a imagem na cabeça por muito tempo e depois tento fazer parecido. Esse de chocolate com morango foi inspirado num que apareceu no feed do Facebook. Agora, mais prático é montar o bolo numa travessa. Assim, parecido com uma torta sabe? É uma maravilha! Você pode despejar o que for em cima que não vai escorrer; pode pressionar que não desmonta; pode rechear à vontade; e o melhor de tudo, não precisa confeitar, basta um acabamento bonito! A foto do início da postagem é um desses.

Me esforço para fazer o bolo de véspera porque fica mais gostoso e não me sobrecarrego no dia do aniversário. Aliás, o que posso fazer antes eu faço para aliviar, inclusive ir ao salão me arrumar, se for o caso. Não dá para fazer tudo em cima da hora. O sufoco é grande! Para quem tem costume de fazer bolo em casa, sabe que sujamos muitas coisas, faz uma baguncinha legal na cozinha. Mas compensa e muito!

Os bolos que faço é sempre o meu presente para os meus amores. Faço com carinho, com gosto e capricho. E parece que consigo agradar.

Natal 2013
Ah tem mais um detalhe, tem que sobrar bolo para comer depois, no outro dia. Quando tem visitas em casa, ficamos tão preocupados que nem sentimos direito o gosto de nada do que preparamos para servir. Só depois, com calma, é que vamos saborear. Para isso eu sempre procuro fazer um bolo maior.

Todas as imagens desta postagem foram os bolos feitos por mim.


4 comentários:

  1. Que lindos seus bolos. O ingrediente principal é o seu carinho! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, que legal que você conseguiu comentar! Fico super feliz!! Obrigada minha querida. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Que mulher prendada meu Deus,se vc tivesse uma loja como a minha vc ficaria louca com as inúmeras possibilidades que poderia inventar,as cerejas,os doces de leite,o coco hidratado ou desidratado,o Chantily pronto pra bater a coleção infinita de bicos de confeitar e o melhor:Tudo á mão pra vc ir colocando na cesta e preparar seus deliciosos bolos!

    ResponderExcluir
  4. Hum, nossa, é verdade! Iria aprontar, inventar uma variedade de delícias...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.