Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sábado, 7 de março de 2015

Hidratar os cabelos (1)

O sonho de toda mulher é ter cabelos saudáveis, sedosos e brilhosos. Dá gosto ver uma mulher com essas características nos cabelos. Nem oleosos, nem secos, mas sob equilíbrio.

Quem tem fios secos e ressecados sabe o quanto custa para revitalizá-los. Agora, pensa quem tem fios desidratados e ainda grossos! Pensou? Pois é, parece que nada resolve. Glória por serem grossos, porque  são mais resistentes, porém mais difíceis de absorver a hidratação. E, imagina ainda, fios desidratados, grossos e ondulados ou encaracolados... Trabalho triplicado! Nesses casos a hidratação natural da raiz encontra mais dificuldade para deslizar no fio. Portanto é necessário uma atenção maior para esses tipos de cabelo. Não suficiente ter cabelos desidratados, grossos e ondulados ou encaracolados, tem mais um agravante: a química, a tintura. Não é tarefa fácil.

Pesquisar, trocar informações, ler bastante pode ajudar a mudar o jeito de lidar com os cabelos. Também não é o caso de sair comprando tudo que é recomendado e sim comprar produtos específicos para o seu tipo de fio. A linha profissional pode ser uma boa investida.

O que fazer para melhorar o aspecto ressecado da cabeleira em casa?

Algumas dicas já muito conhecidas de todas são:

  • Lavar os cabelos em água morna a fria. 
  • Distribuir bem o shampoo por toda a cabeça, massagear e enxaguar muito bem.
  • Para hidratar, retirar o excesso de água com a toalha e distribuir o creme massageando mecha a mecha para garantir que todos os fios recebam o produto.
  • Usar touca própria para hidratação por 15 minutos para ajudar na absorção dos nutrientes.
  • Enxaguar e passar um finalizador que pode ser leave-in  ou óleos reparadores.
Mas e quando, mesmo fazendo tudo isso, não se chega ao resultado satisfatório?
  • Cortar os cabelos a cada 3 meses também é recomendado para retirar as pontas danificadas. 
  • Uma hidratação profissional no salão, uma vez por mês, pode ajudar a reestruturar os fios.
  • Se o cabelo é grosso, desista de usar “qualquer produto”, por melhor que seja a propaganda. Escolha produtos específicos para o seu tipo de cabelo, e eles são sempre enriquecidos com ceramidas, manteigas ou óleos vegetais, porque os ativos nutritivos dão “peso” aos fios e ajudam a mantê-los controlados.
  • Use pomadas ou séruns, o que evita o frizz e define os cachos.
  • Nunca penteie os cabelos ondulados ou cacheados com pente ou escova, faça isso apenas enquanto está molhado ou embaixo do chuveiro. Se, penteados a seco, ficam volumosos. Use os dedos para desembaraçar. Passe um creme para pentear, com as mãos molhadas, como se estivesse penteando.
Os cabelos são a moldura do rosto e por mais trabalhoso que seja cuidá-los, vale a pena! Testar produtos diferentes para descobrir o que oferece melhor resultado é legal. Para isso, não precisa fazer um estoque de produtos no seu banheiro, compre um, use até o fim, para depois comprar outro. Até porque, não é em uma ou duas vezes de aplicação que irá ver o efeito do produto nos fios e sim a constância do uso.

Eu vou me empenhar em seguir essas dicas. Bora lá?

Todas as imagens desta postagem são da pesquisa Google

2 comentários:

  1. Para cabelos grossos,volumosos,encaracolados e com química,não se pode economizar no tratamento,ok,as máscaras caseiras são ótimas,mas não no caso do cabelo judiado,apenas na manutenção qdo já estão tratados,sejamos verdadeiras!
    Dica:use uma máscara profissional a principio,uma Loreal ou Moroccanoil até o cabelo sair do estado de "emergencia" indica-se usar 2x na semana,seguido de 1x,e posteriormente a cada 15 dias.Não é tarefa facil,mas acredite!! Meus cabelos eram bemmm secos,e eu sou prova de que dá resultado sim,basta ter persistencia e usar os produtos corretos!

    ResponderExcluir
  2. Tens razão em tudo que disse amiga! E suas dicas são valiosas. Muito obrigada. Vou tentar seguir as suas recomendações. Abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.