Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Desafios no Facebook - letra

A onda, agora, no Facebook é o desafio da letra. As pessoas estão utilizando tanto os teclados para escrever, que a escrita manual está cada vez mais rara.

Tempos atrás, houve uma discussão acerca dos trabalhos escolares serem digitados ou escritos a mão. A preocupação principal era se os alunos iriam apertar as teclas Ctrl + C e Ctrl +V, para construir os textos, e não propriamente ignorar a prática da escrita com papel e caneta.

Com a facilidade e rapidez da tecnologia, as cartas a punho e seladas nos Correios estão escassas. Os bilhetes foram substituídos pelas SMS (Short Message Service) Serviço de Mensagens Curtas no celular, os conhecidos torpedos que viraram Wathsapp. Até as receitas médicas, agora, são impressas instantaneamente na mesa do consultório. Mas nesse caso, aleluia, porque coisa difícil é entender letra de médico. E por falar em receitas, onde andam os cadernos de receitas das nossas cozinhas? Num toque e abre-se aos nossos olhos uma tela carregada de gostosuras e modo de fazer.  Ainda tenho o meu caderno de culinária, mas pouco recorro a ele. Uma linda lembrança de quando a minha letra foi bonita...

Quem diria que iríamos sentir, um dia, saudade da letra cursiva? Pois, esse dia chegou! E nem demorou tanto tempo assim. Quando qualquer coisa vira onda nas redes sociais é porque está mesmo sensibilizando as pessoas de alguma forma: repúdio, indignação, saudosismo ou modinha.

E a quantas andam as nossas letras? Já contei no blog que sou adepta à agendas, diários e caderno de oração. Ainda faço listinha de compras antes de ir ao supermercado, escrevo bilhetinhos e cartinhas de amor para os de casa, e vez ou outra, envio correspondências pelos Correios.

Uma amante das letras como eu, não fica sem escrever um dia sequer. Adoro começar um caderno novo, e testar canetas diferentes para ver o resultado da minha letra. Sim, tem a ver! Ponta fina, média, grossa; se canetas, lápis ou lapiseiras, eles são grandes responsáveis pelo desenho da grafia.

A letra cursiva é carregada de significados. Existe inclusive uma ciência que estuda a letra chamada Grafologia. Esse estudo traduz traços de personalidade através da escrita de cada pessoa.

O desafio que rola no Facebook é escrever um recado, assinar, fotografar e postar, desafiando outras pessoas. Isso para conhecermos as letras dos amigos que nos relacionamos na rede. Tudo que é novidade precisa ser analisada a olhos vivos, digo, críticos. Quem iniciou a brincadeira? O que pretende? Oferece riscos?

Viver oferece riscos permanentes. Estamos vulneráveis a todo momento seja virtualmente ou não. Hoje, vamos  a uma loja fazer uma simples compra e, mesmo que escolhemos pagar a dinheiro, solicitam todos os nossos dados. A justificativa é para termos um cadastro na loja. E assim vamos espalhando por ai nossa identidade. Que Deus nos proteja!

Receita de Amizade”
A amizade verdadeira é feita de:
Uma pitada de compreensão
Uma dose de críticas construtivas
Uma tonelada de valores ... 


(receita de amizade da pesquisa Google)

2 comentários:

  1. A letra cursiva é a mais linda....
    Eu ainda escrevo, tenho cardeninho rsrsrs
    Ainda lembro de quando pequeno treinando para a letra ser bonita....
    Era obrigatório se lembra amiga
    Amei o texto.
    Beiju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, lembro, claro! Escrevíamos no caderninho de caligrafia. Sabe que no Curso Normal, tive uma Professora que passou este exercício para nós? Sim! Ela dava visto e tudo no caderno de caligrafia! ahahaha Eu adorei, porque realmente dá uma embelezada na grafia. Obrigada por ler sempre meus textos amiga! Beijos!!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.